Como abrir uma empresa com pouco dinheiro?
Vamos te dar dicas de como começar um negócio com baixo investimento
Abrir uma empresa no Brasil está longe de ser uma tarefa fácil. Um dos principais problemas para quem está começando é justamente a baixa capacidade de investimentos. Montar uma empresa com pouco dinheiro é difícil, mas isso não impede que muitas pessoas tirem suas ideias do papel e encarem esse desafio, a história do empreendedorismo está repleta de exemplos de empresas que começaram do nada, e alcançaram o sucesso.
1º passo para quem quer abrir um negócio, com ou sem dinheiro, é se capacitar ao máximo para encarar esse desafio. Essa etapa, de busca de conhecimento, é a mais importante. Na prática, ela precede inclusive a preocupação com o dinheiro. Até porque abrir um negócio não precisa ser tão caro assim.
2º passo é escolher o ramo de negócio da empresa, um dos pontos mais importantes aqui é usar a experiência que já se tem em determinado ramo, Se aventurar em um ramo totalmente desconhecido pode ser muito arriscado, ter o conhecimento prévio minimiza bastante as suas chances de insucesso.
3º passo escolher o melhor regime de tributação da empresa, para esta etapa se faz necessário a assessoria de um contador para lhe ajudar, visto que uma opção mal feita nesta etapa do processo pode gerar a necessidade do pagamento de um conjunto de impostos inadequados, comprometendo a saúde financeira do negócio. Para quem está começando a dica é começar como MEI(Micro empreendedor Individual), Nesta modalidade você consegue rapidamente formalizar a abertura do CNPJ, e a própria abertura do MEI fornece uma série de vantagens para empreendedor, como a isenção de pagamentos de tributos federais, a isenção de custos na formalização, e ainda uma série de economias em outros tipos de custos. Com o crescimento da empresa é possível transformar o MEI em ME (Micro Empresa) mantendo o mesmo número de inscrição no CNPJ.
Após concluídos estes primeiros passos agora o próximo desafio é fazer o negócio crescer, mesmo com o orçamento apertado, dá para fazer seu negócio se desenvolver usando criatividade e tempo, a seguir elencamos algumas dicas importantes para impulsionar o crescimento do seu negócio.
1- Tenha um diferencial competitivo
As características que tornam uma empresa única ou superior às demais no mercado são chamadas de diferencial competitivo. Como é preciso ter algo valioso para escalar o negócio, dispor de um produto exclusivo ou reconhecido pela excelência é o primeiro passo para buscar a escalabilidade.
2- Padronize processos
Para que o empreendimento seja ensinável e repetível outras características fundamentais para a escalabilidade ele deve ter os processos muito bem definidos. Por isso, é importante documentar as boas práticas da empresa e replicá-las em treinamentos a todos os funcionários.
3- Construa relacionamentos
Ter uma rede de contatos profissionais o chamado networking aumenta as possibilidades de criar parcerias e do fechamento de vendas e, assim, intensifica as chances de sucesso da empresa.
4- Invista em marketing
O investimento em marketing digital é uma excelente alternativa e demanda um investimento baixo. Analise o perfil do seu cliente e desenvolva ações de marketing nas redes sociais que possam reforçar a identidade do seu negócio, manter seu cliente informado e despertar o desejo de consumo.
Se você está pensando em ser o dono do próprio negócio, nós da Win Contab vamos te ajudar dando toda a assessoria necessária até a sua ideia sair do papel e tornar o seu sonho em realidade. Entre em contato através de nossas plataformas de atendimento e saiba mais.