FLUXO DE CAIXA

Controle de Caixa e Fluxo de Caixa, Você sabe a diferença?

É comum pensar que fechar o dia com dinheiro a mais no caixa quer dizer que a empresa lucrou e que, se faltar dinheiro, o negócio teve prejuízo, este é um erro muito comum entre os gestores principalmente nos que estão iniciando sua empresa. Para isso criamos este post para explicar a diferenças entre Fluxo e Controle de Caixa.

Fluxo de caixa analisa como está o financeiro da empresa como um todo. Ele leva em consideração investimentos, gastos e ganhos futuros e projeções. Além disso, com o fluxo de caixa você tem uma média de quanto irá ganhar ou perder, e assim tomar providências para a melhoria da empresa. Ele é um elemento não só de controle, mas fundamental para o planejamento estratégico de qualquer organização.

Já o controle de caixa é o registro diário ou semanal, de toda a movimentação financeira da empresa. Com o controle de caixa, o gestor pode saber como estão as movimentações financeiras naquele período. Com o controle de caixa, o empresário ou diretor financeiro, consegue avaliar os ganhos e as perdas de determinado período.

Um exemplo disso são empresas que trabalham com produtos sazonais, ou seja, aqueles só são faturados mais em uma determinada época do ano do que em outra. Com o controle de caixa, o gestor consegue manter o seu controle financeiro em ordem, porque consegue vislumbrar com mais frequência, as variações de seu mercado.

Também, com o controle de caixa, como mencionado, é possível evitar a alocação de recursos nos locais errados ou até mesmo o desvio de verbas. É por meio dele que se sabe o faturamento real que foi obtido durante determinado período. Desta maneira, o que fica muito claro, quando falamos na diferença entre fluxo de caixa e controle de caixa, é que o primeiro é um instrumento de gestão completa. Por sua vez, o controle de caixa é um instrumento de controle.

Sobrar ou faltar dinheiro no seu caixa não significa lucro ou prejuízo.

Basicamente, o controle de caixa apenas registra o que já ocorreu. Uma venda, uma compra ou qualquer outra ação que gere movimentação de recursos.O grande problema é que muitas empresas, principalmente as menores, optam apenas pelo controle de caixa (quando o fazem). Qual o problema disso? Não há como saber, em um contexto mais amplo, como anda a saúde financeira da empresa. Imagine que você usa o controle de caixa de forma diária. Há tantas variações em um mês, que você pode achar que está ganhando dinheiro, quando na verdade está operando no vermelho.

É muito comum ouvirmos a expressão “eu não sei para onde vai todo o meu dinheiro” de quem não usa adequadamente o fluxo de caixa. No geral, isso significa que não há um controle, separado por categorias e dividido em custo, faturamento e investimento. Se o empresário fizer um controle de caixa rigoroso e usar uma boa política de fluxo de caixa, ele sempre saberá para onde está indo seu dinheiro. Com isso, ele saberá verificar os erros de seu negócio e poderá corrigi-los.

Mantenha o foco naquilo que é mais importante para seu negócio, e deixe a parte burocrática com a gente.

Desejo receber o contato de um especialista!