Como começar uma Startup
O conceito de startup se trata de uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Que podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado, e que normalmente utilizam a tecnologia como base para suas operações. O termo startup surgiu no famoso Vale do Silício, uma região da Califórnia especializada em alta tecnologia e inovação. Elas ficaram conhecidas no mundo inteiro principalmente durante a “bolha ponto com”, quando a popularização da internet do final da década de 1990 impulsionou a criação de inúmeras “empresas.com”.
Startup é uma empresa “jovem” que decidiu oferecer um produto ou serviço que seja inovador. Este produto ou serviço pode ser algo já existente no mercado, mas que esteja sendo oferecido de uma maneira pouco eficiente. Também pode ser algo completamente novo, que ainda não exista no mercado. Existem características que definem se a empresa é considerada uma Startup, a seguir elencamos as principais, confira:
Inovação
A inovação é a capacidade de propor soluções criativas, únicas e fora do comum para determinado problema. Toda startup precisa enxergar o mundo de um jeito diferente e oferecer produtos que revolucionam ou que até mesmo criem mercados.
Escalabilidade
As startups são escaláveis, ou seja, têm ampla possibilidade de crescimento, fazendo isso sem consequências às suas operações.Essa escalabilidade se dá principalmente por serem empresas com operações nativas ao meio digital. Assim, seus serviços e produtos podem ser entregues a cada vez mais clientes sem que isso signifique mais esforços ou até mesmo investimentos obrigatórios.
Inovação Disruptiva
Disruptivas, as startups quebram padrões em relação a outras empresas do mesmo segmento. Isso vem por meio de formas de atendimento, de taxas e até mesmo no modo como os serviços são prestados. A proposta é, justamente, fugir do que o mercado oferece, para se destacar e ter a competitividade necessária.
Flexibilidade
Ser flexível significa ter capacidade de se adaptar com agilidade, tanto internamente quanto externamente. Toda startup precisa organizar seus processos de forma dinâmica, tomando decisões com rapidez, testando possibilidades, se adequando à demanda do mercado e melhorando constantemente sua forma de trabalho.
A proposta das startups é justamente gerar impacto por meio de algo novo e com grandes possibilidades de desenvolvimento. São ideias com boas chances de dar certo e, se assim conseguirem, têm tudo para serem líderes e grandes players dos seus mercados. No entanto, assim como qualquer outro tipo de negócio, exige uma série de cuidados para quem está planejando montar um startup de sucesso. E para não errar ao montar no seu planejamento, confira neste artigo algumas dicas essenciais para iniciar:
1º Passo – Tenha uma ideia inovadora
Tem alguma ideia que você acha que pode dar certo? Se sim, mãos a obra! Se não, ainda não é hora de pensar em uma startup, pois estas empresas giram em torno de produtos e serviços inovadores. Se você costuma ter boas reflexões e é atento a serviços que podem dar certo, cedo ou tarde, ideias incríveis surgirão. Esteja atento.
2º Passo – Busque parceiros
Começar sozinho é sempre muito difícil. Empresas precisam de diferentes competências para serem tocadas, então, você certamente vai ter que recorrer a um parceiro, ou seja, um futuro sócio. Busque pessoas de confiança dentro do seu networking e que tenham as capacidades complementares à sua, isso pode garantir maior eficiência e resultados, afinal você não irá precisar cuidar de tudo sozinho e terá alguém para lhe ajudar a planejar.
3º Passo – Prepare seu Modelo de Negócios
O Plano de negócio é o documento que descreve todos os objetivos de negócio e, cada fase a ser elaborada para que estes objetivos sejam alcançados. Para entender mais sobre como formatar o seu, basta clicar neste link: https://www.wincontab.com.br/noticia.php?codigo=000019
4º Passo – Desenvolver um protótipo (MVP)
O jeito mais eficiente de descobrir se a sua ideia realmente tem futuro é testá-la diretamente com seus potenciais clientes. Para isso, é preciso desenvolver e lançar uma primeira versão básica da sua solução no mercado, também conhecida como MVP. Estamos falando em um produto com o mínimo de recursos possíveis, mas que estes mantenham sua função de solução ao problema para o qual foi pensado e criado. O MVP irá oferecer o mínimo de funcionalidades para conhecer na prática a reação do mercado, a compreensão do cliente sobre seu produto e se ele de fato soluciona o problema do consumidor.
MVP é a sigla de Minimum Viable Product e significa produto mínimo viável.
5º Passo – Inicie em fase de testes
Após validar o seu MVP o próximo passo é testar dentro do seu público-alvo, mas em uma amostragem reduzida. Lance essa versão básica e observe os resultados que ela obtém, faça as adaptações ao produto com base no retorno dos primeiros usuários e faça a correção dos erros de desenvolvimento que por ventura venham a aparecer, além de fazer questionários aos usuários para determinar possíveis melhorias e implementações. este período vai te preparar para crescer sustentavelmente e melhorar seus processos a fim de proporcionar uma experiência ainda mais satisfatória a seus novos clientes.
6º Passo – Captar recursos
Após validar seu modelo de negócios, o próximo passo é a captação de investimentos para acelerar o crescimento de sus startup. Grandes empresários, fundos de investimentos e outras companhias geralmente têm interesse em investir. Apresente a sua ideia de forma sólida e se mantenha atento às oportunidades de contar com esses aportes.
Agora você sabe o que é uma startup e já pode começar a colocar a sua ideia em prática! Lembre-se sempre de que sua startup ainda está engatinhando, mas nem por isso deixa de concorrer com empresas gigantes. Por isso, quanto mais assertiva for a sua estratégia, melhor para você. Use as grandes empresas de sucesso como inspiração e vá atrás dos seus objetivos! Conte conosco para iniciar a sua startup, a abertura de empresas é grátis e você ganha acesso a plataforma online para ajudar na gestão do seu negócio.