Ponto de equilíbrio financeiro saiba como calcular
O ponto de equilíbrio econômico ou Break Even, é o momento em que as receitas se igualam aos custos e despesas. É portanto o momento em que um produto ou serviço passa a dar lucro. Este parâmetro é importante para analisar a viabilidade do negócio e fundamental para a saúde financeira da empresa, e mais é saber quantos dias a empresa dispõe para buscar o Lucro verdadeiro do período. Para encontrar o resultado do ponto de equilíbrio precisamos apurar dois fatores.
1º fator são as despesas fixas, que são aquelas que não apresentam relação com o custo do produto, seja a compra de mercadorias ou mesmo produção. Independentemente dos custos de produção ou vendas mensais, as despesas fixas permanecem as mesmas. Entre as despesas fixas, podemos destacar seguros, taxas bancárias, alugueis, energia, internet e outros. Vamos considerar para nosso exemplo que a soma de todas as despesas fixas sejam R$ 30.000,00.
2º fator é a margem de contribuição que nada mais é que o ganho bruto sobre as vendas. Veja a seguir como calcular e descobrir.
Margem de Contribuição = Preço de Venda unitário – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
Custos variáveis= Valor de aquisição dos produtos ou Custos de Fabricação.
Despesas Variáveis= Comissões nas vendas, Impostos.
A margem de contribuição é usada na forma de percentual, por exemplo: se você gasta R$ 15,00 para adquirir ou produzir o seu produto e o vende por R$ 30,00 a sua margem de contribuição é de R$ 15,00 que equivale a 50% do preço de venda.
Agora que sabemos quais são as duas variáveis, basta aplicar a fórmula para encontrar o ponto de equilíbrio:
Ponto de equilíbrio = Despesas fixas / margem de contribuição
Então temos:
P.E.- R$ 30.000,00 / 0,50=
P.E.- R$ 60.000,00 (Esta é a receita necessária para a sua empresa não ter prejuízo, e a partir deste valor ela passará a ter lucro)
Quando for pensar no seu preço de venda, lembre-se de avaliar a margem de contribuição e os reflexos que isso provocará no volume necessário de vendas e não em função do preço da concorrência. Identifique o volume mínimo de vendas necessário para se pagar (ponto de equilíbrio) e eventualmente quanto vender a mais para ter o lucro que você deseja.
Concluindo
O ponto de equilíbrio mostra quanto a empresa precisa vender, para ser lucrativa. Portanto, a conclusão mais lógica e comum é que: quanto mais vender, mais lucro. Isso não deixa de ser verdade, porém, vale lembrar que a partir de certos volumes de vendas são acionados gatilhos que mostram o que pode ser feito com a estrutura de gastos existente. Ou seja, é preciso avaliar a capacidade máxima produtiva da empresa, pois, em alguns casos, para vender mais é preciso fazer investimentos, como ampliar a estrutura ou contratar mão de obra, o que acaba elevando os custos e as despesas fixas.
Portanto, é necessário conhecer o ponto máximo de otimização possível com a estrutura atual e cada vez que houver uma necessidade de ampliação dos gastos fixos, o ponto de equilíbrio econômico deve ser recalculado.