Estratégias para driblar os efeitos do coronavírus nos pequenos negócios
A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia e atingido as finanças das empresas, que se veem diante de uma queda do volume de vendas. Esta é com certeza a pauta do momento no mundo corporativo, e não é para menos afinal a pandemia está abalando todo o mundo e gerando transformações em todas as esferas. A crise é causada fundamentalmente por um problema de caixa, na medida em que a população se vê forçada a circular menos e evitar sair de casa. Como consequência o consumo de produtos e serviços tende a cair o que acaba por piorar a saúde financeira das empresas.
Mas existem medidas estratégicas que podem ser tomadas neste momento para tentar driblar este momento de instabilidade. A seguir elencamos algumas dicas que podem ajudar neste momento difícil.
1º Use a tecnologia a seu favor
No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empesa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook).
Após avaliar os resultados e concluir que foram satisfatórios pode ser o momento de turbinar suas vendas, e partir para uma ferramenta de vendas online, avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades.
2º Tenha uma operação enxuta
A operação enxuta tem como objetivo descartar processos desnecessários, mantendo apenas o que agrega valor e é realmente relevante para o produto ou serviço final. O objetivo é eliminar desperdícios e melhorar resultados. Nesse sentido, é fundamental cortar custos desnecessários, eliminar processos que não contribuem para a atividade fim da empresa.
Também vale pensar em formas de reduzir burocracias, facilitar a comunicação, aumentar a produtividade e evitar falhas. Isso tudo pode ser alcançado ao inserir uma abordagem tecnológica e inovadora ao seu negócio.
*Dica importante: Adote o uso de sistemas de gestão para automatizar os processos e ganhar mais tempo.
3º Encontre a oportunidade na dificuldade
Fique atento às oportunidades que a crise pode trazer, reescreva processos, repense o negócio, crie diferenciais competitivos e busque modernizar sua empresa para sobressair no mercado e sair na frente. Você pode identificar as novas demandas que a crise está gerando e reavaliar as soluções que a sua empresa fornece. A questão é que a oferta deve ser reformulada com base na demanda, tendo como prioridade sempre os produtos e serviços de maior rentabilidade e melhor geração de caixa.
Veja outras ações que podem ser realizadas;
1. faça uma repaginação dos produtos, desenvolvendo embalagens econômicas, por exemplo;
2. Ofereça serviços mais simples e baratos;
3. Premie vendedores e revendedores mais eficientes;
4. Conceda descontos para compras em quantidades maiores.
4º Mantenha a Calma e a esperança
Um dos efeitos muito frequentes em momentos de crise é colocar nossos desejos e metas em espera. Pode ser que você sinta estranheza em continuar se planejando para o futuro em um período como esse. Contudo, vale a pena lembrar que as crises passam, não é mesmo?
Em situações difíceis, é preciso manter a calma a fim de verificar o que pode ser feito para revertê-la. Por isso, não desanime e organize-se. Muitas empresas não estarão com essa visão e deixarão o desespero tomar conta. Não deixe que isso aconteça com sua empresa.
Não desanime, identificar e acolher suas emoções são cuidados indispensáveis para saber como manter a calma. Lembre-se que o momento é desafiador para todos, mas que toda crise tem um fim. Dias melhores estão logo ali no futuro, mas, enquanto eles não chegam, fique firma e siga em frente.