Conciliação bancária como aplicar no seu negócio.
Não é segredo para ninguém que um controle financeiro rígido é um dos segredos das empresas bem sucedidas, mas existem diversas práticas que devem fazer parte do controle financeiro para que ele realmente funcione, e a conciliação bancária é uma das mais importantes.
Dentro da gestão de uma empresa, o aspecto financeiro é um dos que mais se destaca para garantir a sobrevivência do negócio. Nesse contexto, a conciliação bancária é uma aliada para que sua empresa entenda a própria movimentação financeira e para que seja possível saber, em detalhes, sobre recebimentos, pagamentos, depósitos e outras operações que fazem parte de suas finanças.
Mas o que é a conciliação bancária?
A conciliação bancária é um relatório que compara o saldo dos registros contábeis da empresa com os valores indicados no extrato bancário. Ou seja, uma simples, porém importante, conferência das contas bancárias com os controles financeiros internos.
Seu objetivo é verificar se está tudo correto entre os números comparados ou se existem inconsistências de dados. Isso quer dizer que a conciliação bancária atesta a eficácia dos registros internos comparados àqueles emitidos pelo banco, com lançamentos e datas idênticas.
Por que a conciliação bancária é importante?
A conciliação bancária é importante principalmente para verificar se o seu controle financeiro interno é eficaz. Detectar inconsistências também é um ponto-chave, mas isso é apenas uma consequência, sendo que essa prática deve ser encarada como algo para validar os processos e diretrizes de controle financeiro.
Assim como outras ferramentas financeiras, como o fluxo de caixa, a conciliação bancária pode ser utilizada como relatório detalhado de entradas e saídas de recursos. Para empresas que têm uma movimentação muito grande, a conciliação permite acompanhar o que já foi pago ou recebido, ou seja, o que foi efetivado. Veja a seguir alguns outros benefícios da conciliação bancária.
Mais controle dos recursos econômicos
Permite verificar a veracidade das informações contábeis, para que se obtenha uma imagem mais precisa da situação econômica da empresa, especialmente no caso das pequenas e médias.
Facilidade na tomada de decisões
Quanto mais informações você tiver sobre a situação financeira de sua empresa, mais assertivas serão as suas escolhas. E, naturalmente, a conciliação Bancária permitirá que você tome decisões estratégicas com base em dados confiáveis e atualizados.
Mais segurança
Ter as contas atualizadas fará com que você já tenha detectado e corrigido erros ou desalinhamentos antes que isso se torne um problema a longo prazo.
Diante disso, em um cenário atípico como as crises e até mesmo o COVID-19, que pegou o mundo de surpresa, é preciso observar o impacto total da epidemia nas empresas , dado o caráter econômico-financeiro deste evento a nível global e suas ramificações, e acima de tudo, entender como a Conciliação Bancária pode ser primordial em momentos voláteis assim.
Saldos atualizados
É indispensável saber quanto dinheiro tem disponível para as saídas, custos e possíveis imprevistos. Com a conciliação bancária, é possível ter acesso a esse número sempre atualizado, mas lembre-se: ele precisa estar de acordo com o que mostra o seu controle financeiro interno.
Possíveis fraudes internas
Precisamos encarar a realidade e saber que sim, infelizmente, podem acontecer fraudes internas em uma empresa. Checando os valores do controle financeiro com os do banco, nenhum centavo vai passar batido.
Fraudes ou problemas com o banco
Os bancos costumam ser instituições muito sérias e confiáveis, mas não podemos descartar a possibilidade de acontecer fraudes ou qualquer outro tipo de problema como débitos indevidos, mesmo que não seja de autoria do próprio banco. Se os valores não estiverem batendo, é preciso investigar e identificar a raiz dessa diferença.
Fluxo de caixa mais realista
Algumas pessoas confundem fluxo de caixa com conciliação bancária, mas vale ressaltar que são coisas diferentes. Ao fazer a conciliação bancária, é possível visualizar melhor o que entra e o que sai de uma empresa e esses dados ficam mais realistas, porque passa a existir uma base de comparação.
Como é o passo a passo para realizar a conciliação bancária?
1. Lançar as movimentações diariamente
A sua empresa precisa realizar o registro diário de todas as entradas e saídas em suas contas bancárias, incluindo tarifas, multas e juros, se for o caso. Ou seja, é necessário que todas as movimentações financeiras sejam relacionadas diariamente.
O registro de transações deve considerar todos os lançamentos, como recebimentos de clientes, pagamentos de fornecedores, salários, compras, impostos, empréstimos e, até mesmo, as tarifas bancárias. Essa prestação de contas deve ser realizada de maneira organizada e detalhada.
Sem essa cultura de prestação de contas, é impossível ter controle, elaborar análises e realizar previsões para o seu negócio.
2. Verificar saldo no extrato bancário
O próximo passo é conferir se o saldo inicial e o resultado final do controle interno condizem com os saldos demonstrados nos extratos bancários. Assim como a prestação de contas, essa prática também deve ser realizada diariamente.
3. Conferir detalhes das movimentações
A conferência não deve ser realizada apenas para a análise dos saldos, também é fundamental analisar se todas as datas de lançamentos dos extratos bancários correspondem com as registradas pelo controle interno.
Simplificando a conciliação bancária através de importação OFX.
A importação do arquivo OFX do extrato bancário para o seu sistema de gestão é uma maneira simples de efetuar a conciliação bancária. Este procedimento irá facilitar o trabalho do setor financeiro e pode ser realizado em nossa plataforma financeira gratuita para clientes. A conciliação bancária junto à importação do arquivo OFX é uma ferramenta simples e objetiva, que evita trabalhos manuais e retrabalhos no seu controle financeiro. Além disso, todas as informações são integradas ao demais processos da empresa.