O que é um Investidor Anjo?

Contar com um investidor anjo pode ser o impulso que falta para acelerar o crescimento de uma empresa. O formato de atuação do investidor combina recursos financeiros e uma assessoria personalizada, dispondo de um conhecimento que faz toda a diferença para quem está começando no mundo dos negócios.

O termo “anjo” é utilizado por não se tratar de um investimento exclusivamente financeiro. Um investidor-anjo agrega valor para o empreendedor não apenas com o capital, mas também com seus conhecimentos e rede de relacionamentos, pois geralmente é um profissional experiente ou ex-empreendedor que já passou por outras áreas do empreendedorismo e sabe como aplicar dinheiro. É um investimento que também é conhecido como smart-money (dinheiro inteligente).

O investidor anjo recebe participação societária da empresa investida em troca dos seus recursos financeiros. Não é uma dívida visando receber juros e seu dinheiro de volta. No mesmo tempo, essa diferença entre participação e dívida não deveria ser confundido com o uso de Notas Conversíveis em Ações para facilitar o investimento em startups Sociedade Limitada e evitar riscos jurídicos para o investidor.

Ao invés disso, você como investidor tem participação no sucesso futuro da empresa, assim como os próprios sócios e fundadores do negócio. Essa é a razão de ser chamado de investimento anjo. Caso o negócio não se saia bem, tanto os sócios quanto o investidor perdem o capital investido. Mas o que importa é que, se a empresa for bem-sucedida, o anjo e seus sócios compartilharão desse sucesso juntos e proporcionalmente às suas participações.

Qual é a diferença entre investidos anjo e um sócio?

A principal diferença entre um investidor anjo e um sócio é que o primeiro não participa diretamente da gestão do negócio, o investidor anjo pode até ajudar com seu networking, conselhos e mentoria. Sua participação é documentada em um contrato por prazo determinado, e ao término deste contrato ele pode continuar na empresa ou vender sua participação. Não confundir contrato de participação com contrato social, pois o investidor anjo não constará neste documento, ou seja, eventuais problemas jurídicos que aconteçam na empresa não recaem sobre o investidor anjo.

Quais são as vantagens de ter um investidor anjo?

O investidor tem experiência de mercado e pode agregar muito mais do que dinheiro.
Veja os principais benefícios:

Capital para investir

Você pode ter inúmeras boas ideias, mas as ações perdem fôlego se não houver dinheiro para investir no crescimento. O investidor anjo tem, além disso, o valor empregado não vai comprometer todo o patrimônio dele.

O anjo está disposto a assumir riscos

Se a empresa tiver um alto potencial de crescimento, o investidor assume o risco. Porém, geralmente, ele não entra no negócio se estiver em fase embrionária. A startup precisa já estar em andamento e necessitando de auxílio para se desenvolver.

Networking

O investidor anjo não emprega apenas recursos financeiros, o anjo carrega credibilidade e uma rede de contatos pessoais e profissionais que são essenciais para garantir o crescimento da empresa.

Conclusão

O investidor injeta dinheiro no seu negócio, e pode impulsionar muito o crescimento do negócio, mas é claro que ele quer um retorno disso. Ao fazer essa parceria, você vende parte da sua empresa. Isso significa que seus lucros ficam limitados e você precisa pagar uma porcentagem de participação no empreendimento.

Enfim, sua empresa vai se beneficiar de todo o conhecimento e investimento do anjo para se desenvolver e aumentar o potencial de lucros. No entanto, é importante sempre pesar os prós e contras antes de captar esse tipo de investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mantenha o foco naquilo que é mais importante para seu negócio, e deixe a parte burocrática com a gente.

Desejo receber o contato de um especialista!