Como montar uma consultoria de TI.
O mercado diante do cenário atual, tem procurado melhorar seus processos com soluções em software, infraestrutura e consultoria. Negócios de consultoria e prestação de serviços em TI, por oferecerem ferramentas essenciais que contribuem nos resultados e decisões estratégicas das empresas, estão em um ótimo momento de crescimento.
Se você tem o know-how e os conhecimentos tecnológicos, você pode oferecer um serviço inestimável para quase todos os tipos de negócio. Afinal, quem não precisa de suporte de TI nos dias de hoje? Veja a seguir os passos iniciais para iniciar sua empresa de TI.
Como formalizar uma empresa?
Se você quer saber o passo a passo de como abrir sua empresa de tecnologia siga os passos a seguir.
1º Escolher o nome
O nome da empresa, assim como acontece com as pessoas, serve para diferenciá-la das outras. Mas, no caso de um negócio, o nome tem ainda algumas outras funções, como a de atrair clientes, criar um posicionamento e desenvolver o reconhecimento da marca.
Ele também irá ajudar o público a identificar e individualizar a empresa. Ou seja, a escolha do nome é fundamental para uma estratégia de branding.
Essa é uma dúvida comum de pessoas que querem saber como escolher nome de empresa. Os dois, na verdade, são usados para identificar a empresa, mas a Razão Social, ou Nome Comercial, é o nome de registro.
A Razão Social consta em documentos legais, contratos e escrituras, além de representar o seu negócio na Junta Comercial e outros órgãos. A Razão Social de uma empresa deve ser única, por isso, é importante consultar a sua disponibilidade antes de escolher.
O Nome Fantasia, também chamado de Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular, que será usado nas estratégias de branding e marketing.
2º Escolher o endereço
O segundo passo para você iniciar com a abertura do seu CNPJ, e determinar um endereço para a sua empresa, mesmo que seu trabalho seja prestado de forma remota, você precisará de um endereço válido para a prefeitura aprovar e liberar o funcionamento, uma das possibilidades de endereço é através de uma sede virtual.
Uma dúvida muito recorrente é posso abrir meu CNPJ com o endereço da minha residência?
Normalmente é possível, porém pode variar de acordo com as leis de zoneamento da sua cidade e a atividade que a sua empresa vai exercer.
Empreendedores que moram em condomínios fechados devem consultar as regras do estatuto para certificar–se da possibilidade da abertura da empresa.
A prefeitura poderá solicitar um documento que comprove a ciência dos condôminos que sua empresa será constituída no respectivo local apenas para domicílio fiscal, como receber correspondências, sem recepcionar clientes.
3º Determine o capital social
O correto é que o Capital Social de uma empresa seja determinado tendo como base a estimativa dos valores necessários para sua abertura e funcionamento iniciais. Outra forma de determinar o valor seria considerar o dinheiro aplicado por cada sócio, o know-how, a implementação de tecnologia e a carteira de clientes, caso houver. Esses pontos são fundamentais, pois, dependendo do modelo de negócio, também definem a participação de cada um, estabelecendo as cotas de acordo com o valor individual investido.
4º Determine a(s) atividade(s) da empresa
A escolha da atividade da empresa é decisiva para determinar como seu negócio será classificado legalmente e tributado, ou seja, uma opção errada pode custar caro em impostos mais tarde, gerar multas e até inviabilizar as operações da empresa.
A atividade é definida por meio dos chamados códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que indicam a categoria da sua empresa conforme o modelo de negócio e produto/serviço oferecido. No caso da empresa de tecnologia da informação, existem vários códigos possíveis, tais como:
62.01-5/01: desenvolvimento de programas de computador sob encomenda;
6319-4/00: Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet;
62.02-3/00: desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis;
62.03-1/00: desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis;
62.04-0/00: consultoria em tecnologia da informação;
8599-6/03: Treinamento em informática;
62.09-1/00: suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação;
63.11-9/00: Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet;
Você pode escolher um código principal e adicionar outros como secundários, dependendo da atuação da empresa.
5º Definir o melhor regime tributário
Na hora de abrir empresa de tecnologia da informação, escolher o melhor regime tributário é um dos passos mais críticos, pois determina quanto você paga de imposto.
A atividade escolhida anteriormente define se o negócio poderá ser enquadrado no Simples Nacional, regime simplificado para pequenas empresas que unifica vários tributos em um e possui alíquotas competitivas, na grande maioria dos casos no início da empresa é o melhor regime de tributação, para saber mais sobre como funciona a tributação no Simples para empresas de Tecnologia clique aqui.
Neste momento de escolha de regime tributário uma assessoria contábil de qualidade faz toda a diferença, nosso time estará preparado para te ajudar neste momento.
Considerações finais
Depois de definir esses pontos, é hora de colocar a mão na massa, abrir uma empresa não é difícil, mas é um processo cheio de regras e detalhes. Por isso, contar com o apoio de uma empresa de confiança e um time preparado é tão importante. Aqui na Win, nós temos contadores experientes e clientes de diversos segmentos, nosso objetivo é ajudar você a tirar o seu negócio do papel. Além disso não cobramos honorários para abertura de empresas, clique aqui e inicie um cadastro em nosso sistema. Se você tiver dúvidas entre em contato com nosso atendimento, nosso time irá ajudar e esclarecer todas suas dúvidas.