A importância dos indicadores (KPI´s)
Acompanhar o desempenho de uma empresa é uma tarefa árdua, mas crucial para a sobrevivência do negócio. Identificar oportunidades de melhorias e os problemas que estão dificultando o crescimento é fundamental, por esta questão os indicadores de desempenho são tão importantes.
Também chamados de KPI´s (do inglês key performance indicators), os indicadores são medidas de desempenho quantificáveis que ajudam as empresas a definir, avaliar e melhorar sua performance em áreas consideradas importantes.
Para escolher os KPI´s adequados para sua empresa você precisa estabelecer seus objetivos e definir as atividades para alcançá-los, assim poderá verificar se estão ajudando, ou mesmo, se deve mudar de estratégia.
A seguir vamos descrever alguns exemplos dos KPI´s financeiros.
Geração de caixa
Esse KPI demonstra o valor líquido gerado em um determinado período do exercício. Contudo, não necessariamente é um valor positivo. A empresa pode estar com uma geração de caixa negativa, o que representa uma performance baixa e que o negócio não consegue se manter líquido ao ponto de gerar caixa e pagar seus dividendos.
Para possuir o indicador de geração de caixa, antes de mais nada, é preciso de um controle de fluxo de caixa. A última linha do fluxo (o seu resultado), é a sua geração de caixa, seja ela positiva ou negativa.
Rentabilidade
Constantemente confundido com lucratividade, o indicador de rentabilidade tem como intuito medir o tanto que os investimentos renderam para sua empresa. Torna-se mais fácil entender se você considerar a mesma dinâmica que uma aplicação na poupança. O dinheiro investido, com o tempo, começa a gerar uma rentabilidade mensal.
O cálculo de rentabilidade é feito da seguinte forma:
Lucro Líquido / Investimento x 100% de Rentabilidade
Lucratividade
É compreensível que confundam lucratividade com rentabilidade. Afinal, até o cálculo é semelhante. Contudo, os dois KPIs possuem propósitos diferentes.
A rentabilidade busca entender quanto rendeu um investimento para sua empresa, já a lucratividade é o indicador que mostra o lucro da sua empresa. Simples assim.
O cálculo de lucratividade é o seguinte:
Lucro Líquido / Receita Bruta x 100% de Lucratividade
Faturamento
O indicador de faturamento provavelmente é um dos mais simples que existem. Porque, de maneira objetiva, ele é a soma de todas as suas receitas e possui o intuito de entender o desempenho em vendas da sua empresa.
Todas as Receitas = Faturamento Bruto do período
Ticket médio
Qual o valor médio das suas vendas? Saber esse número te ajuda a melhorar as estratégias de vendas e a entender qual sua média por cada compra feita pelos clientes. Para encontrar o valor de ticket médio, faça o seguinte cálculo:
Faturamento Bruto / Total de Vendas = Ticket Médio
Margem bruta
Margem bruta é o indicador que demonstra a porcentagem de rentabilidade nos produtos e serviços comercializados. É, basicamente, quanto sua empresa ganha após as deduções das despesas. Essa análise ajuda a identificar quais preços de vendas estão bons e quais precisam melhorar. Para calcular a margem bruta, siga a fórmula a seguir:
Lucro Bruto / Receita Total x 100 = Margem bruta
Margem líquida
Nesse KPI, ao diminuir todas as despesas envolvidas na produção da sua receita, você terá a sua margem líquida. Ou seja, para cada real gasto, quanto de lucro você tem? No fim, a ideia é a seguinte: se sua margem líquida é de 10%, significa que a cada R$ 100,00 gastos na produção, R$ 10,00 são lucro para sua empresa.
Lucro líquido após os impostos / Receita Total x 100= Margem Líquida
Margem de contribuição
Diferente da bruta, a margem de contribuição representa o lucro de cada venda, não o rendimento. Esse KPI é o ideal para identificar quais produtos e serviços geram maior rendimento ao ponto de ajudar a pagar as contas e ainda gerar lucro para sua empresa. O cálculo:
Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis) = Margem de Contribuição
Ponto de Equilíbrio
Esse é um ótimo indicador para entender se sua empresa possui receita o suficiente para pagar todas suas despesas e não recorrer a empréstimos ou ao dinheiro em caixa. Ponto de equilíbrio é, portanto, o indicador que mostra se sua empresa chegou no lucro zero; ela gera receita o suficiente para pagar seus compromissos sem gerar lucratividade.
Para conhecer melhor este indicativo importante clique aqui
O cálculo é o seguinte:
Despesas / % Margem de Contribuição = Ponto de Equilíbrio
Conclusão
Estar atento aos indicadores é fundamental para saber se o barco de fato está no rumo certo. Eles são, literalmente, a bússola de navegação do empresário. Com os KPIs, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis rumo ao sucesso.