A importância dos indicadores (KPI´s)

Acompanhar o desempenho de uma empresa é uma tarefa árdua, mas crucial para a sobrevivência do negócio. Identificar oportunidades de melhorias e os problemas que estão dificultando o crescimento é fundamental, por esta questão os indicadores de desempenho são tão importantes.

Também chamados de KPI´s (do inglês key performance indicators), os indicadores são medidas de desempenho quantificáveis que ajudam as empresas a definir, avaliar e melhorar sua performance em áreas consideradas importantes.

Para escolher os KPI´s adequados para sua empresa você precisa estabelecer seus objetivos e definir as atividades para alcançá-los, assim poderá verificar se estão ajudando, ou mesmo, se deve mudar de estratégia.

A seguir vamos descrever alguns exemplos dos KPI´s financeiros.

Geração de caixa

Esse KPI demonstra o valor líquido gerado em um determinado período do exercício. Contudo, não necessariamente é um valor positivo. A empresa pode estar com uma geração de caixa negativa, o que representa uma performance baixa e que o negócio não consegue se manter líquido ao ponto de gerar caixa e pagar seus dividendos.

Para possuir o indicador de geração de caixa, antes de mais nada, é preciso de um controle de fluxo de caixa. A última linha do fluxo (o seu resultado), é a sua geração de caixa, seja ela positiva ou negativa.


Rentabilidade

Constantemente confundido com lucratividade, o indicador de rentabilidade tem como intuito medir o tanto que os investimentos renderam para sua empresa. Torna-se mais fácil entender se você considerar a mesma dinâmica que uma aplicação na poupança. O dinheiro investido, com o tempo, começa a gerar uma rentabilidade mensal.

O cálculo de rentabilidade é feito da seguinte forma:

Lucro Líquido / Investimento x 100% de Rentabilidade

Lucratividade

É compreensível que confundam lucratividade com rentabilidade. Afinal, até o cálculo é semelhante. Contudo, os dois KPIs possuem propósitos diferentes.

A rentabilidade busca entender quanto rendeu um investimento para sua empresa, já a lucratividade é o indicador que mostra o lucro da sua empresa. Simples assim.

O cálculo de lucratividade é o seguinte:

Lucro Líquido / Receita Bruta x 100% de Lucratividade

Faturamento

O indicador de faturamento provavelmente é um dos mais simples que existem. Porque, de maneira objetiva, ele é a soma de todas as suas receitas e possui o intuito de entender o desempenho em vendas da sua empresa.

Todas as Receitas = Faturamento Bruto do período
Indicadores dão o rumo certo ao negócio, servem como uma bússola ao empresário.

Ticket médio

Qual o valor médio das suas vendas? Saber esse número te ajuda a melhorar as estratégias de vendas e a entender qual sua média por cada compra feita pelos clientes. Para encontrar o valor de ticket médio, faça o seguinte cálculo:

Faturamento Bruto / Total de Vendas = Ticket Médio

Margem bruta

Margem bruta é o indicador que demonstra a porcentagem de rentabilidade nos produtos e serviços comercializados. É, basicamente, quanto sua empresa ganha após as deduções das despesas. Essa análise ajuda a identificar quais preços de vendas estão bons e quais precisam melhorar. Para calcular a margem bruta, siga a fórmula a seguir:

Lucro Bruto / Receita Total x 100 = Margem bruta

Margem líquida

Nesse KPI, ao diminuir todas as despesas envolvidas na produção da sua receita, você terá a sua margem líquida. Ou seja, para cada real gasto, quanto de lucro você tem? No fim, a ideia é a seguinte: se sua margem líquida é de 10%, significa que a cada R$ 100,00 gastos na produção, R$ 10,00 são lucro para sua empresa.

Lucro líquido após os impostos / Receita Total x 100= Margem Líquida

Margem de contribuição

Diferente da bruta, a margem de contribuição representa o lucro de cada venda, não o rendimento. Esse KPI é o ideal para identificar quais produtos e serviços geram maior rendimento ao ponto de ajudar a pagar as contas e ainda gerar lucro para sua empresa. O cálculo:

Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis) = Margem de Contribuição

Ponto de Equilíbrio

Esse é um ótimo indicador para entender se sua empresa possui receita o suficiente para pagar todas suas despesas e não recorrer a empréstimos ou ao dinheiro em caixa. Ponto de equilíbrio é, portanto, o indicador que mostra se sua empresa chegou no lucro zero; ela gera receita o suficiente para pagar seus compromissos sem gerar lucratividade.
Para conhecer melhor este indicativo importante clique aqui

O cálculo é o seguinte:

Despesas / % Margem de Contribuição = Ponto de Equilíbrio

Conclusão

Estar atento aos indicadores é fundamental para saber se o barco de fato está no rumo certo. Eles são, literalmente, a bússola de navegação do empresário. Com os KPIs, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis rumo ao sucesso.

Mantenha o foco naquilo que é mais importante para seu negócio, e deixe a parte burocrática com a gente.

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