Sua empresa está pronta para crescer?

Quase todo empreendedor já passou pela mesma dúvida qual o momento certo para expansão do meu negócio. Especialmente em momentos de crise econômica, esse tipo de questionamento é ainda mais frequente. Como saber se minha empresa está pronta para crescer, ou se as finanças da empresa estão maduras o suficiente para esse tipo de decisão.

A possibilidade de mais lucros, maior alcance e impacto no mercado é o suficiente para deixar qualquer um entusiasmado. A ideia de expansão é um grande passo e você deve levá-la muito a sério.

Usando grandes empresas da atualidade como exemplo percebemos alguns pontos em comum no processo de escala, além de agilidade, adaptação, inovação e otimização de recursos, dentro de um mercado com alta demanda, elas conseguiram escalar seus negócios sem a necessidade de gastar na mesma medida.

Mas quais são os sinais de que chegou a hora de dar um passo à frente, e seguir com a expansão do negócio?
O financeiro está indo bem

O primeiro indicador de expansão do negócio é o caixa. Se o fluxo de caixa é satisfatório e a empresa vem crescendo acima da média do mercado, este é um excelente indicativo. (Entenda mais sobre gestão financeira).

O mercado está aquecido

Todo empreendedor de sucesso deve ser um atento observador. E, principalmente, não deixar uma boa oportunidade passar. Por isso, estar de olho na economia, principalmente no seu ramo de atuação. Se seu tipo de negócio vem mostrando crescimento satisfatório e constante, talvez seja o momento de investir em expansão.

Sua demanda está alta

Eventualmente, a demanda por seus produtos ou serviços aumenta tanto que você, seus colaboradores ou seu maquinário já não se mostram suficientes e eficientes para atender a todos.

Estes três indicativos sem sombra de dúvidas são potenciais indicadores de que seu negócio tem a possibilidade de crescimento escalável, mas como saber se sua empresa está preparada para o crescimento, sem perder a qualidade, é aqui que você deve se fazer alguns questionamentos, são estes:

Você tem um time preparado para ajudar com o crescimento?

Empresas são feitas por pessoas, para escalar um negócio, você necessariamente precisará de pessoas com diferentes habilidades à disposição.

Sendo assim, olhe para o seu negócio e pergunte-se:

De quais skills preciso para tornar isso maior?

Depois olhe para a sua equipe atual. Se ela já estiver pronta (ou perto disso), parece que a sua empresa já pode subir para o próximo degrau do crescimento em escala.

Você tem o capital necessário para bancar o crescimento, ou investidores?

Para crescer você provavelmente aumentará seus custos e terá que lidar com situações nunca antes enfrentadas. Se o seu caixa não estiver preparado de verdade, você pode ter problemas.

Por isso, antes de tomar uma decisão sobre escalar um negócio, faça um balanço e tenha a certeza de que a empresa possui reais condições financeiras de bancar esse crescimento.

Seu negócio tem processos e rotinas estruturadas?

Quando você é um empreendedor individual trabalhando em home office, fica mais fácil improvisar nas rotinas diárias da empresa. Porém, quando acontece um crescimento e a operação começa a ganhar volume, você necessariamente precisará de processos e rotinas muito bem definidos.

Neste ponto você precisa se perguntar os processos funcionam bem no seu negócio hoje? Existe muita confusão? Cada membro da equipe sabe exatamente o que e como fazer?

Dicas importantes, observando processos de escalas de grandes empresas
Sempre priorize a satisfação do cliente
Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar.
Sam Walton (Fundador Wal-Mart)

Sem clientes, não há negócio. São eles que proporcionam renda e lucro aos negócios. Por isso, durante o processo de expansão dos negócios, o foco deverá sempre ser a satisfação dos clientes, sua empresa não pode perder a qualidade que o trouxe até aqui.

Essa dica de estratégia de crescimento de uma empresa é bastante pertinente. Isso porque é comum que as empresas negligenciem a qualidade dos seus produtos quando decidem expandir.

Crescer a qualquer custo não é indicado, pois a relação com o público-alvo pode ser comprometida se a qualidade se perder no meio do caminho.

Valorize seu time

A busca por crescimento é uma jornada que não se faz sozinho. Os funcionários da empresa precisam sentir-se motivados pelo líder a trabalhar e a contribuir para a evolução dos negócios.

Por isso, é interessante criar mecanismos que os façam acreditar que o trabalho deles tem fundamental valor para a empresa, dando um significado maior para tudo que fazem.

Campanhas de bonificação e premiação pelo bom desempenho, por exemplo, costumam funcionar muito bem, além de transparência e reconhecimento para que todos saibam como seu esforço individual contribui para o crescimento da empresa.

Esperamos ter somado para o seu conhecimento, se precisa de suporte para iniciar seu negócio, ou na expansão de sua empresa, conte com nosso suporte humanizado. Será uma satisfação estar ao seu lado nesta jornada.

Mantenha o foco naquilo que é mais importante para seu negócio, e deixe a parte burocrática com a gente.

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