Vantagens de ter um CNPJ
Seja para aumentar as fontes de renda ou para realizar o sonho de criar um negócio próprio, muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma alternativa promissora.
Para quem está chegando agora nesse universo, termos como CNPJ muitas vezes assustam. Pode parecer complicado e burocrático, mas o registro do CNPJ é fundamental, sendo o pontapé inicial para fazer seu negócio decolar. Inclusive, com a regularização é possível ter acesso a benefícios.
A inscrição no CNPJ para a empresa se compara ao CPF para pessoas físicas no grau de importância e utilização. Porém, muitos relutam em dar esse primeiro passo rumo ao empreendimento formalizado.
No texto de hoje, listaremos as principais vantagens de ter um CNPJ. Confira abaixo!
Benefícios de ter um CNPJ
Formalização do negócio
Para começar, o CNPJ é essencial para tirar suas atividades da informalidade. Registrar a empresa diante da União e da Receita é o procedimento inicial para todas as outras etapas de formalização, que variam conforme o modelo de negócio escolhido, inclusive para obtenção dos alvarás das prefeituras e estados.
Contratação de colaboradores
Com um CNPJ você vai poder contratar colaboradores para que seu negócio tenha um bom funcionamento. Para alguns segmentos isso é indispensável, mesmo que você faça grande parte do trabalho no início, uma hora você pode precisar de ajuda.
Emissão de notas fiscais
A emissão de notas fiscais de venda de produtos e serviços é outro passo importantíssimo para qualquer negócio. E, para isso, é necessário ter um CNPJ ativo. Vale ressaltar que essa é uma medida fundamental que garante o recolhimento de obrigações tributárias e evita a sonegação.
Abertura de conta bancária PJ
As contas para pessoas jurídicas oferecem diversos benefícios aos correntistas. O primeiro é a facilidade para manter as contas pessoais e empresariais separadas, mantendo as cobranças e pagamentos do negócio no mesmo local.
Outra vantagem é a possibilidade de emitir boletos de cobrança e fazer contratos com adquirentes de cartão de crédito, para ofertar outras modalidades de pagamento aos clientes. Isso aumenta as oportunidades de negócio e ajuda a aumentar as vendas.
Estar em dia com a Receita Federal
Trabalhar de maneira informal pode trazer diversos prejuízos. Afinal de contas, é difícil comprovar a renda para ter acesso a créditos e outras facilidades sem o registro formal, além, é claro, do risco de cometer irregularidades fiscais ou descumprir normas referentes a licenças e alvarás. Sem dúvidas, a formalização trará mais segurança para que você possa evoluir e expandir suas atividades.
Crédito mais facilitado em bancos
Os bancos costumam oferecer linhas de crédito maiores e mais facilitadas para empresas . Os bancos sabem que as empresas precisam de investimentos maiores para alavancar os negócios e a partir daí, com essa linha de credito poderá investir em estrutura, expansão, matéria prima, capital de giro, etc.
Você passa a ter acesso a certos serviços bancários como boletos, máquinas de cartão de crédito e débito. Diferentes condições de pagamento sem dúvida influencia e aumenta a possibilidade de vendas.
Participar de licitações
Outra maneira de aumentar a carteira de clientes e, consequentemente, o faturamento da empresa é participando de licitações e fornecendo produtos e serviços ao governo. Para isso, é necessário que sua empresa tenha um CNPJ e esteja regularizada, com todas as obrigações em dia.
Ao ter uma empresa aberta de forma legal, o empreendedor fica aberto às diversas possibilidades e aos benefícios oferecidos pelo mercado. Por isso, legalizar a situação da sua companhia é algo que deve ser realizado o mais rápido possível.
Agora que você já conhece os benefícios do CNPJ, que tal se organizar para abrir a sua empresa? Dessa forma, é possível aproveitar estas e outras vantagens proporcionadas pela regularização do negócio. Para você que deseja saber mais sobre o tema abertura de empresa, entre em contato com nosso time, podemos ajudar você nesta sua nova jornada empreendedora.