Como elaborar um plano de negócios.
O plano de negócios é um documento digital ou físico ao qual você planeja o alcance que deseja para o seu negócio. Através dele que será definido os objetivos e as metas da empresa, este é o ponto inicial e é importante para que o empreendedor saiba exatamente quanto de investimento será necessário e como deve fazê-lo de maneira a conseguir lucrar, é como um planejamento, onde se organiza as ideias para ver se são viáveis. Pode também ser comparado a um mapa que irá conduzi-lo ao sucesso no mundo dos negócios.
Sem um plano de negócios você não tem objetivos iniciais escritos e não consegue medir seu sucesso após abrir as portas, pois você não tem base de comparação. Afinal se você não sabe onde quer ir, nunca saberá quando chegou ao seu destino. Existem muitos tipos de plano de negócios no mercado, abaixo elencamos algumas das informações que acreditamos que tenham mais relevância na construção de um plano de negócios. Confira:
1º. Sumário Executivo
O Sumário executivo deve conter uma visão geral do plano de negócios, explicando de forma bem sucinta a oportunidade, os produtos e/ou serviços, o mercado, os impactos sociais do negócio e o planejamento financeiro.
Para pensar no sumário executivo, você deve entender a cabeça dos futuros leitores do seu plano de negócios (possíveis investidores, sócios, parceiros). Eles não possuem tempo, portanto o que fará eles lerem o plano todo será a qualidade dos indicadores mostrados no sumário executivo. Foque nas vitórias obtidas até aqui e nas oportunidades de mercado.
Os resultados do seu MVP serão muito bem-vindos nessa seção do plano do negócio. MVP é a sigla de Minimum Viable Product e significa produto mínimo viável. É uma prática de administração de empresas que consiste em lançar um novo produto ou serviço com o menor investimento possível, para testar o negócio antes de aportar grandes investimentos.
2º. Descrição geral e modelo de negócio
Este tópico contém as informações básicas para a atual estrutura de negócios. Fazem parte da descrição geral e modelo de negócio a missão da empresa ou sua razão da existência, com ênfase nas necessidades de seus clientes por meio de seus produtos e serviços, a visão de futuro, com destaque para os objetivos estratégicos, Seu modelo de negócios, incluindo proposta de valor, clientes, canais, parcerias e recursos estratégicos, além do seu modelo de receita.
3º. Análise de mercado
O principal fator a ser explorado é o mercado, ou seja, as condições externas que mostram porque o empreendimento pode dar certo, todo negócio nasce ou cresce por causa de um problema a ser resolvido no mundo. Pode ser pequeno ou específico, como: Uma cidade pequena não é abastecida por padarias, assim nasce uma padaria para explorar este mercado. O seu plano de negócios deve mostrar que existe algo a ser melhorado no mundo, no seu país ou na sua região. E esse “algo” apresenta tendência de acentuação. Exponha no seu documento.
4º. O plano de marketing
O primeiro passo para seu plano de marketing é definir o seu público alvo. Quais são os principais perfis de clientes (personas) que a empresa busca? Depois de dividir e definir os perfis, tente quantificá-los a partir de dados. Desta forma você consegue focar o seu marketing evitando desperdícios e otimizando ao máximo seu investimento. O seu plano de marketing basicamente deve ser identificar os benefícios e diferenciais de seus produtos ou serviços oferecidos percebidos pelos clientes e expor ao máximo estes pontos ao seu público.
Uma dica para empresas que estão começando é focar no marketing digital como Google Adwords e redes sociais, este tipo de marketing tem um custo relativamente baixo e traz bons resultados a médio e longo prazo. Não hesite, seja qual for a sua estratégia lembre-se que a sua marca precisa ser vista, isso é imprescindível para aproximá-lo do público alvo. Lembre-se da famosa frase que diz “Quem não é visto, não é lembrado”.
5º. Planejamento operacional
O planejamento operacional deve mostrar como serão produzidos os produtos e/ou prestados os serviços. Mostrando o layout, os processos operacionais, a necessidade do pessoal e a capacidade produtiva/comercial/serviços.
Layout ou estrutura física
A partir desse tópico você desenhará uma planta (layout) e, se for necessário, você pode contratar um profissional para fazer esse serviço, mostrando como serão divididos os setores de sua empresa, a localização dos recursos e o espaço das pessoas. Ou seja, você irá mostrar o local onde está o depósito, as salas, as máquinas, etc. Organizando isso, você aumentará sua produtividade, diminuirá desperdícios, haverá maior facilidade para encontrar produtos e melhorará a comunicação. Não é necessário detalhar tudo, mas o objetivo é fazer com que a pessoa que irá avaliar a sua empresa entenda como ela funciona.
Capacidade Produtiva/Comercial/Serviços
Nesse item, você analisará a capacidade da sua empresa de produzir ou prestar um serviço. Isso envolve a quantidade de empregados, clientes e produtos que poderão ser atendidos de acordo com a estrutura do local, ou seja, fará a estimativa da capacidade instalada da empresa e quanto ela poderá produzir por determinado período. Veja também o período em que os clientes mais compram (sazonalidade), faça uma projeção do volume de vendas, serviços, produtos e observe se cada elemento será o essencial para a demanda, para que não sobre ou não haja desperdícios.
Nessa parte, pode ser elaborada uma descrição detalhada sobre esse processo ou pode-se criar um gráfico para mostrar em números a capacidade da sua empresa.
Processos Operacionais
Aqui, será descrito como serão distribuídas as atividades da empresa; faça isso por etapas. Elabore um procedimento que inclua os trabalhos, os responsáveis, os materiais e os equipamentos, desde o momento inicial até a o final, quando o produto/serviço é entregue para o cliente.
Necessidade de Pessoal
Verifique qual o cargo que as pessoas irão ocupar e quais as qualificações que elas possuem ou que precisam aperfeiçoar. Pode-se elaborar uma planilha de dados com informações como quantidade de pessoas para ocupar o cargo, atribuições, requisitos do cargo, etc. Consulte os sindicatos para verificar as questões trabalhistas referentes a cada função.
6º. O plano financeiro
O plano financeiro representa a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio, sendo utilizada pelo empreendedor para projetar e conduzir suas atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções, adaptar-se a novas variáveis decorrentes de mudanças na conjuntura. E deve contemplar os tópicos referentes às necessidades de capital para os investimentos iniciais de mobilização da empresa, projeta os resultados, considera as receitas, os custos previstos e apresenta as análises componentes da parte financeira do negócio tais como: investimento inicial, projeção de resultados e ponto de equilíbrio.
Investimento inicial: É o valor que o empreendedor deverá gastar para iniciar suas atividades, incluindo registros e licenças do governo, máquinas, móveis, equipamentos, pesquisas de mercado, etc.
Projeção de resultados: Planilha com projeção das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa, de acordo com os dados lançados nas planilhas de receitas, custos fixos, custos variáveis (em cada produto), impostos e despesas.
Ponto de equilíbrio: É a relação que se estabelece quando as receitas obtidas se igualam às despesas geradas (custos fixos + custos variáveis). Dizemos que quando atingido o ponto de equilíbrio contábil, a empresa não apresentará lucro ou prejuízo.
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